25 de junho de 2009

Projecto de Cerâmica 'MERCADO DA FRUTA'
Devido ao facto de não me poder mexer, decidi animar-me organizando as fotografias desta viagem as Caldas, com o propósito de fazer os moldes das peças. Mas vou rebobinar um pouco. Pediram-nos ('nos' - finalistas de cerâmica) para nos organizarmos em grupos de dois e desenvolvermos uma peça utilitária que tenha lugar no mercado das Caldas da Raínha. Essa peça deve ser inspirada no trabalho de cerâmica de Bordalo Pinheiro. Eu e o meu partner decidimos assim fazer um regador em que o corpo da peça seria, perdão, será formado por uma couve lombarda e um alho francês, estando uma das folhas do alho francês levantada de modo a servir de pega do regador. Secretamente (ou pelo menos não revelado até a hora certa) esta peça é também um instrumento musical.
Assim, temos planeadas 3 visitas ás Caldas da Rainha, para trabalharmos no CENCAL (instituto com grandes condições e técnicos de cerâmica) de modo a concretizar os 6 projectos existentes, no total. Esta primeira viagem teve como objectivo fazer os moldes da peça; a próxima será para encher os moldes (com barro líquido) e a terceira e última viagem planeada será para cozeduras e vidrados.
Segue-se então um conjunto de imagens que ilustram a realização do nosso molde e desta missão cumprida.


Isto é na verdade um peso enorme de barro, conformado de acordo com a forma pretendida e coberto com folhas da couve e do alho francês, com pregos a segurar esses objectos ao barro. Apesar de lhe faltar a folha do alho que servirá para pegar no regador (será uma peça feita à parte e colada enquanto verde, o seu molde com a inclinação certa foi também feito mas não há fotografias desse processo, que é o mesmo do que aqui está) penso que dá para imaginar a forma final!



Uma placa de gesso com o perfil da couve desenhado foi cortada para dividir a peça em duas metades.



Como só aquela primeira metade do molde levou 14Kg de àgua mais 19Kg de gesso, colocou-se bastante barro nos potenciais sítios de fuga de gesso nesse perfil.


De seguida, fez-se a caixa do molde. No seu interior, meia couve está pronta a ser copiada para o negativo!


Excelente sistema para fazer gesso com aspirador incluído!

Até a misturadora temos direito :)






Aí está a primeira metade feita. Passado uns minutos desmontámos a caixa o barro etc, e aqui está a metade do molde acabada de ser feita.


Voltamos a fazer a caixa, desta vez para encher a outra metade do molde, ou seja a outra metade da peça! Este cone cinzento (que é barro) será a boca de enchimento, ou seja será por esse 'túnel' no molde que entrará o barro líquido quando formos encher os moldes. Será também aí que estará a abertura para se colocar água no regador.







Estão as duas metades feitas. Falta a parte onde a peça assenta. Viramos o molde de pernas para o ar para fazer a 3ª parte do molde: a base.



Construímos de novo a caixa para o molde.

E volta a encher.





E deixa secar.
Entretanto aqui fica em nome de todos um obrigada especial para ti Di por teres acolhido e alimentado esta malta toda (e duas vezes!) sem os conheceres de lado nenhum! Soube muito bem :)

E aqui está o molde quase pronto! Falta desmoldar.

Sai a base primeiro.



Com umas marteladas encaixa-se no barro um tarolo de madeira de modo a expulsar e separar as duas metades do molde.

Depois dá-se uma limpeza, tem-se alguma paciencia.. e está o molde pronto.



Once again, OUTSTANDING TEAMWORK.


Sem comentários: