3 de fevereiro de 2009

Sinto-me imensa.

"Para ser grande, sê inteiro. 
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
(Fernando Pessoa)

Há algum tempo... aprendi o motivo de estar sempre a oferecer coisas às pessoas. E aprendi outra coisa ao mesmo tempo. Quando faço algo para mim, estou a dar amor a mim própria... Quando dou algo aos outros, estou a dar amor para fora. Esse amor que dou, deixa de estar em mim. Acontece que, para poder dar aos outros e continuar em equilíbrio, "tens que ter a tua carruagem cheia de amor".
Penso que aquilo que hoje sinto corresponde a isso. E é o mesmo sentimento que me permite continuar tranquila quando as coisas não correm como eu gostaria... porque independentemente do que acontecer, tenho-me a mim, e só de mim depende este sentimento.
Para mim este blog representa uma nova fase...
Hoje soube que chumbei ao cadeirão teórico do meu curso. Ainda não tinha chumbado desde o 1º ano da faculdade, se calhar tinha que acontecer, não sei. Engraçado foi a vontade enorme que me deu para rir, rir com gosto, quando me sentei à frente dos dois professores e soube a nota. Vontade de rir porque não me senti minimamente chateada, eu queria lá ficar mais um ano na mesma, mas mesmo assim quando entrei naquela sala não imaginei acabar com um 7,5 na mão e a rir que nem uma parva... ai ai....
Agradecimento

É disto que sou feita. Isto. A consequência do momento em que me liberto do meu eu mais possessivo, inquieto, preocupado.. do meu medo. A consequência do momento em que vejo tudo imaculado e verdadeiro e não com vestígios de pensamentos incertos que condicionam tudo o que me rodeia... Que tornam enganador o que os meus sentidos experimentam. Que me fazem mentir a mim própria. Não fosse essa consequência, a verdade. Sou feita deste sentimento que é não rotular bom nem mau, que é concentrar-me no nulo no centro no equilíbrio que é não me preocupar, que é aceitar.... que é juntar tudo o que tenho de bom e com isso conseguir este bem estar. Que é abraçar a tristeza com um sorriso, talvez uma lágrima também, sabendo que a tristeza tem sempre outras belezas para nos mostrar... Acima de tudo, esse sentimento fala de coragem. Sou feita dele, mas também sou feita de outro muito mais 'doce', o ego.. que nos convence que estamos certos quando estamos numa via enganadora mas estimulante.. que nos faz ter atitudes egoístas, que nos diz que é bom aquilo que nós já aprendemos a pensar que é bom..... quando não tem de ser bom e nos desliga mais e cada vez mais de nós (TODOS), quando se apropria do nosso medo para nos virarmos contra nós próprios.. mas continuamos a dar-lhe razão.... e continua a ser mais fácil ser amigo do ego...
Bem.... mas hoje eu sei.. que é possível... ter coragem e viver num estado mais harmonioso. Não digo que a tenha sempre.... mas começo a ser capaz. E tenho a dizer que depois de anos em busca da terra prometida é das coisas mais gratificantes chegar a este ponto, em que na hora do drama me dá uma epifania, e já instintivamente (isto é que demorou) me afasto pois essa bola não é assim tão grande eu sei que não é, ela tem que reduzir.... ela é normal e nem assusta.. COMO SEMPRE.... e (normalmente quando a respiração volta ao normal) acabo por abraçar essa bola.. que mesmo que represente para mim a tristeza.. é uma bola que eu tenho que abraçar... é uma experiência que faz parte. Mas não tão importante quanto o meu bem estar, por isso é que na hora da epifania a minha escolha foi abafar as emoções, porque não quero ser enganada pelo ego..
Bla bla bla... claro que nem sempre é assim... já magoei muita gente.. actos de... eu sei lá.... insegurança total, falta de sentimentos que reclamava não existirem nos outros... epahhh....... acções que sempre me arrependia mas na hora dizia e fazia... 
É mais sobre isso que vinha hoje falar...
Acontece que... só queria agradecer, mais uma vez sinto-me agradecida.. por aquilo que sou capaz de ser... quanto mais o faço parece que mais o sou... quanto mais me sinto agradecida mais motivos tenho para agradecer... 
E hoje quero agradecer por esta nova oportunidade... Sim, há uns aninhos que andava á procura daquela fotografia... Queria olhar aquilo que olhei num outro tempo numa tentativa de resgatar o sentimento dessa altura. Queria ver aquele sorriso que me dizia tanto que me mostrava as fortes possibilidades escondidas atrás de tendências ainda maiores que nada deixam ver... Até que hoje me dediquei a mais uma busca, e encontrei-a. E depois de 20 intensos minutos a limpar o cd... consegui salvá-la. Encontrei-a.

Agradeço o facto de ter reencontrado algo que pensei estar perdido, algo que... eu pensava que iria sempre manter apenas no meu museu imaginário.
O que sentes... é teu. Não permitas que te façam crer que esse não é o sentimento mais lindo do mundo.... a tua felicidade reside nele.