27 de fevereiro de 2009

Há quem me diga que vivo numa Utopia. Há quem me faça mil perguntas em tom de autoridade, me critique até se cansar, pensando que tem esse direito e razão. Há quem solte pequenas gargalhadas, há quem se ria da minha verdade.
Para essas pessoas, não faz sentido eu questionar a sua verdade. Não posso, pois estaria a questionar 'uma verdade absoluta' que é a vida em sociedade neste planeta.
Mesmo assim não deixo de responder às perguntas. Penso que já agora, poderiam aproveitar o facto de fazer essas perguntas, questionando as respostas. Mas é como se estivessem a assistir a um filme de ficção. Puro entretenimento. Porque não aceitam as pessoas o facto que HÁ uma resposta que andam à procura? Já era bom. Porque ficam as pessoas ofendidíssimas se eu lhes disser que considero o futebol um micróbio que anda aqui a dividir pessoas em nome da 'competição' pelo dinheiro? Será que é saudável um indivíduo ganhar por mês aquilo que alimentaria uma terra (que, já agora, morre à fome) ? Será normal esse indivíduo não se sentir mal com essa situação? Nao, não percebo. É que não percebo mesmo e não tolero cá conversas em que argumentam que do mesmo modo que eu ligo a tudo o que tem algo a ensinar-me, outros sentem é o futebol. O futebol. Ai aninhas segura-te. Entendo que essa seja a verdade dessas pessoas, até entendo que seja tão válida quanto a minha. Agora não entendo que eu tenha que ser capaz de compreender essas realidades, e no entanto essas pessoas põem-me entre a espada e a parede fazendo perguntas limitadas, direccionadas para respostas limitadas, em que encontram modo de provar a sua razão e de rebaixar o meu modo de estar.
É sempre do mesmo modo que acaba a conversa: "Não me interessa o que pensas, desde que faças bem aos outros."
Quem me dera ter o dom da palavra....

2 comentários:

Dexter disse...

Ana: voltando ao assunto de ontem. Ninguém te censura por teres essa opinião. Eu adoro futebol, como desporto, mas tenho noção de várias coisas, a saber: é uma enormidade o que os jogadores e as pessoas ligadas ao mundo do futebol ganham, é uma afronta a quem passa fome e a quem tem cursos superiores e ganham o ordenado mínimo, por exemplo. Também acho estúpido como é que eu posso ficar chateado com um resultado, qdo a minha vida nada depende disso. É estúpido e eu tenho noção disso, mas n posso contrariar o sentimento, por mais que o racionalize. São coisas inerentes a nós próprios...
Por isso n te sintas ofendida, pk n há razões p isso!

Ana disse...

Olá Dexter.
Eu percebo o que queres dizer, e desde já agradeço muito teres vindo aqui dizer isso. É claro que não és tu, nem sequer o teu grupo de amigos, que ampliaram as dimensões do futebol. É um desporto, tem as suas vertentes saudáveis; o lado perverso é provocado por um tipo qualquer de consciência geral que o possibilita.
Também era possível vivermos numa sociedade que não poluísse, mas como isso não dá lá muito jeito a quem tem interesses relacionados com o petróleo e outros, aquilo que temos ao nosso dispor como transporte pessoal são os nossos carros, que poluem. Eu sei disso e mesmo assim conduzo todos os dias. Com isto quero dizer que eu própria faço coisas que sei que alimentam algo que discordo, mas faço-o.
Mas há muita gente que não vê aquilo que aqui vieste apontar, essa ignorância é que acho que não representa muito bem as nossas capacidades.
Obrigada pelo teu comentário =)